quarta-feira, 18 de novembro de 2009

O Fim do Verão

O Fim do Verão


Jeremias 8:20

“Passou a sega, findou o verão, e nós não estamos salvos”. 


Introdução 

JEREMIAS foi contemporâneo de quatro outros profetas, ou seja: Sofonias, Habacuque, Daniel e Ezequiel.
O tempo de Jeremias vai do ano 627 a cerca do ano 587 aC.
Jeremias foi profeta de Judá nos períodos dos cinco últimos monarcas judeus:
JOSIAS: 640-609. Sofonias
JEOACAZ: 609.
JEOIAQUIM: 609-598. Naum
JOAQUIM: 598-597. Habacuque
ZEDEQUÍAS: 597-587.

Jeremías foi o profeta do Senhor do período de tempo em que Judá chegara definitivamente ao fundo do poço. Todo o Reino de Judá corrompera-se. Os dois maiores poderes da nação, AS CLASSES SACERDOTAL E POLÍTICA, encontravam-se totalmente falidas, estragadas, apodrecidas.
O Reino do Norte ainda existia quando por ocasião do ministério de Isaías. Nos dias de Jeremias, o Reino do Norte encontrava-se desintegrado há cerca de 95 [noventa e cinco] anos.
Pecaías [final de governo] – Peca e Oséias foram os três monarcas do Norte na época de Isaías. AGORA, Isaías encontrava-se a mais de MEIO SÉCULO sepultado.

1) OS PECADOS DE JERUSALÉM ainda eram os mesmos: Idolatria, paganização do povo, violência, crimes, pronação do templo de Jerusalém...
2) O INIMIGO EXTERNO não era mais a Assíria, e sim O Império de Babilônia.
3) OS MONARCAS DE JUDÁ, nos dias de Isaías, oscilavam em relação à índole pessoal. AGORA, com Jeremías, TODOS OS MONARCAS, À EXCEÇÃO DO EXCELENTE REI JOSIAS, SÃO HOMENS DE NATUREZA PERVERSA, RUIM, IMPRESTÁVEIS: “faziam o que era mau aos olhos de Deus”. Palavras do Senhor referentes ao povo da época de Jeremías: “...Ainda que Moisés e Samuel se pusessem diante de mim, não seria a minha alma com este povo”. Jer. 15:1.

* O ano inicial de Jeremías em Judá e Os Monarcas de Sua Época:

Jeremías profetizou de 627 a 587.
Monarcas enfrentados por Jeremías:
1) Josias. Palavras do próprio Jeremías no Capítulo 25:3 “Durante vinte e três anos anos, desde o DÉCIMO TERCEIRO ANO de Josias...rei de Judá...tem vindo a mim a palavra do Senhor”.
2) Jeoacaz. UM MAU governo de TRÊS MESES DE DURAÇÃO.
3) Jeoiaquim. MAU governo de ONZE ANOS DE DURAÇÃO.
4) Joaquim. MAU governo de TRÊS MESES DE DURAÇÃO.
5) Zedequías. MAU governo de ONZE ANOS DE DURAÇÃO.
ESSES quatro últimos monarcas de Judá ofereceram a Jeremías VINTE E DOIS ANOS E SEIS MESES de profunda e intensa agônia.

Procuremos trazer à lembrança DUAS das TRÊS atividades do profeta em geral no Velho Testamento:
(1) Acusar o estado de pecado da pessoa ou da nação, proclamando em seguida a necessidade urgente de arrependimento, pedindo, de imediato, o perdão divino.
(2) Uma vez que a nação [OU A PESSOA EM PECADO] não o atendesse, cabia ao profeta ANUNCIAR O INEVITÁVEL JUÍZO DIVINO.

Jeremias, ao ser chamado para o ministério profético em Judá, encontrou dois pólos extremamente opostos:
(1) De um lado estava o excelente rei Josias insistindo em manter suas grandes e profundas reformas morais, religiosas e espirituais em Judá.
(2) Do outro lado estava o povo judeu QUE INSISTIA EM CONTINUAR MERGULHADO NUMA IMENSIDÃO DE ATOS PECAMINOSOS.

Resultado imediato da mensagem de Jeremías:

* Oposição e estado de procedimento infame nacional contra o profeta.
* As duas forças religiosas, a classe sacerdotal e a classe profética, unem-se em rejeição a Jeremías e sua mensagem. Durante 40 anos essas duas maiores expressões religiosas de Judá viveram na expectativa da morte do profeta.

Costumo dizer que: “os homens chamam homens para ORGANIZAR.. Deus, ao contrário, chama homens para AGONIZAR. JEREMÍAS foi chamado para agonizar no Reino de Judá.

I] “A Sega”

A palavra SEGA é elemento privativo de lavoura de trigo, milho, arroz, azeitonas, figos, uvas, etc. etc.
No latim, idioma irmanizado ao grego, SEGAR é secare, 'cortar'.
As qualificações básicas da palavra secare, são:
1. Ceifar, cortar.
2. Pôr fim a; acabar com alguma coisa, etc.

As qualificações de SEGA, são:
1. O ato ou o efeito de segar; ceifa, segada, segadura.
2. O tempo que dura a ceifa numa lavoura; segada, segadura.

II] “O Verão”

O verão é a estação da seca, a estação do estio. Trata-se do tempo quente que antecede o outono. Um período de tempo tão bonito quanto a primavera. Os dias caracterizam-se pela presença do sol e da beleza física.
Em Israel, uma estação de grandes e proveitosas colheitas de frutos e cereais. Com a sega vinham os primeiros frutos do plantio e as ofertas especiais dos israelitas que, além de oferecerem a Deus a colheita dos primeiros frutos, também alcançavam do Senhor favores especiais tais como perdão de atos pecaminosos, promessas de novas colheitas com grandes índices de sucesso.
ENTRETANTO, quando Jeremias revela:
“Passou a sega, e findou o verão; nós não estamos salvos”, ele estava revelando aos judeus que o tempo belo para proveitosas colheitas do perdão divino a uma nação rebelde, estava esgotado, findado, terminado.
OS TEMPOS dos dias belos para colheitas espirituais do perdão divino que certamente salvaria a nação das garras assassinas de Nabucodonozor estavam esgotados. Aproximava-se, agora, o outono e o inverno, estações rigorosamente FRIAS e marcadas por grandes tempestades, principalmente no território de Israel.
• A nação de Judá colhera frutos na lavoura terrestre e não na lavoura celestial.
• A nação havia agradecido a Deus pelos frutos recebidos da terra e não pelos frutos celestiais que poderiam descer do Céu caso os judeus decidissem abandonar os atos pecaminosos contra Deus, contra o culto a Deus [estavam envolvidos com as feitiçarias de Baal e outras divindades cananéias do passado].
• Os judeus tinham frutos materiais em abundância, mas estavam pobres de frutos espirituais.

ENTÃO, o profeta sentenciou:
1) O tempo da sega, ou seja, o tempo da colheita acabou [uma alusão à chegada de Nabucodonozor no governo do rei Zedequías, quando o rei judeu esboçou um pedido de perdão a Deus e o Senhor não mais aceitou perdoá-lo, entregando-o nas mãos do rei da Babilônia].
2) O verão foi embora: O tempo aceitável encerrou-se. Deus é fogo consumidor e não tem o culpado por inocente.
3) E ninguém salvou-se [Nabucodonozor ateou fogo no Templo, nos portais da cidade, derrubou as grandes muralhas, matou à espada centenas de judeus, etc. etc. – judeus que tentaram fugir foram apanhados e fulminados à espada....]

EPÍLOGO

O tempo da SEGA na Dispensação da Graça está prestes a findar-se – as cortinas da salvação eterna serão fechadas imediatamente após o arrebatamento da Igreja – o grande véu Templo rasgado pela mão de Deus na morte de Jesus serão outra vez vedado – Os dias estão ensolarados pelo Sol da Justiça de Deus, o próprio Senhor Jesus [Malaquias 4:2]. O outono e o inverno espirituais se aproximam carregados das tempestades identificadas por Anticristo, Falso Profeta, O Dragão, A Grande Tribulação....CRENTES NÃO ARREBATADOS, certamente dirão:

Passou a sega, findou o verão e nós não estamos salvos, ou seja, terminou o tempo da Graça de Deus, terminou o verão do Evangelho de Jesus e nós não alcançamos favores de Deus. Judeus, nos dias de Jeremias, até viviam de forma social abastada, mas sem o perdão de Deus. É preciso não somente ser abençoado, MAS TAMBÉM UMA BENÇÃO NAS MÃOS DE DEUS. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário