quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Tatuagem é Pecado

Fazer Tatuagem é Pecado?


          Devemos levar em consideração os textos bíblicos que colocam em debates as interrogações que nos preocupam, quanto a certas atitudes humanas, relacionadas à suas práticas. Uma delas é a questão do uso de tatuagens. Será que, tatuagem é pecado? Uma interrogação como esta precisa de respostas, mesmos que, biblicamente não é tão fácil de responder. Para tal estudo, estaremos usando como texto básico I Coríntios 6.12, aonde Paulo diz: Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.     
O que aprendemos dentro desta referência?


           1 – Primeiro, a Bíblia tem um principio de vida para cada servo do Senhor. Somente pelo fato de estarmos preocupados com nossa postura física diante da Igreja, dos santos e de Deus, já dá inicio a um grande desenvolvimento aspectual, de crescimento espiritual. As licitudes da vida nem sempre comportam aprovação de Deus I Co 10.23.
          2 – Segundo, o caráter de um cristão não é somente nas palavras discursivas que ele profere, não! Devemos de manifestar uma transparência de vida marcada por renuncias a todos os momentos. Lc 9.23. Esta renuncia estará demonstrada naquilo que chama, ou seja, desperta  nossa atenção e possibilitam nossa natureza pecaminosa a desejá-la. A influencia ou uma convivência compactuada com pessoas que optam por realizarem coisas desses gêneros, pode ser muito perigoso no que diz respeito a deformação de caráter ou educação familiar. Paulo diz em I Co 15.33: Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.
          3 – Uma mudança de natureza estará descrita na forma da mudança exterior. Se no passado havia manifestações em minha vida que me comprometia com as coisas mundanas, hoje, este comprometimento não poderá mais ter suas manifestações. Paulo diz em Filipenses 4.8: Quanto ao mais,  irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso penseis.  
           Uma vida sem qualquer relacionamento com as coisas dessa vida, é uma vida que deixou de se identificar com este mundo e começou se identificar com os céus. No momento em o homem que serve ao Senhor deixar de se relacionar com este mundo, este estará apto para ser levado pelo Senhor para sua Glória.


Paulo deu-nos um grande exemplo de qual a marca que devemos ter em nossos corpos.


           Daqui em diante ninguém me moleste; porque eu trago no meu corpo as marcas de Jesus. Gl 6.17.
          Aprendamos que, Paulo não está se referindo a marcas que podem ser uma linguagem codificada, como acontece em muitos casos, na utilização das tatuagens. Estas marcas que são feitas pelos “artistas tatuadores”, portam em suas formas, coisas de formas satãnistas, e até mesmo, blasfemicas. Como podemos ver, o que o apostolo Paulo descreve como um corpo marcado, não carregando condenações, são os que carregam as marcas de Cristo. Tais pessoas, não estão passiveis de serem incomodados por ninguém na questão de acusações.  Com as marcas de Cristo em nossas vidas, teremos liberdades de comunicar as verdades de Deus escondidas em Cristo, que são parte das bênçãos que acompanham a salvação.      
           Em nossos dias há um grupo de evangélicos que não têm a Bíblia de fato como lâmpada para os seus pés e luz para o seu caminho (Sl 119.105). Alguns dizem ter a marca da promessa; outros afirmam que crente que tem promessa não morre; e outros gostam da caixinha de promessas. Enfim, vivem em função das promessas! Não descobriram que a Bíblia não é apenas um Livro de promessas; ignoram os seus mandamentos e princípios tais pessoas viverão toda uma vida sem saber a verdadeira realidade.

            A bem da verdade, alguns grupos ditos evangélicos até dizem seguir aos mandamentos da Palavra de Deus. Mas ignoram por completo os princípios bíblicos. E estes são fundamentais para responder a perguntas difíceis como essa: Deus condena o uso de tatuagens?. Aliás, muitos jovens já me perguntaram se o crente pode usar tatuagem. E eu lhes respondi: “Pode!” Mas, antes que falassem mais alguma coisa, acrescentei: “O crente deve fazer tatuagem?” poder usar é uma coisa, e poder fazer é outra muito diferente. 

         É claro que não encontramos na Bíblia um mandamento do tipo “Não farás tatuagem”. E, é isso que os crentes liberalistas abraçam. “Já que não há mandamento contrário à tatuagem, então podemos tatuar livremente o nosso corpo”, afirmam. Que engano! Eles ignoram por completo o fato de que a Palavra de Deus contém princípios, pelos quais o Senhor controla todo o nosso viver. E os princípios, diferentemente dos mandamentos, são gerais. Não há especificidades neles, mas por meio deles sabemos se a tatuagem, por exemplo, combina ou não com a vida cristã. Devemos de ter coragem para responder pra nós mesmo certas perguntas. Essas perguntas que estamos realizando aqui, de certa forma para muitos crentes não teriam respostas de imediato. Isto quer dizer que, existem ainda muitas pessoas em duvidas. 

Há muitos princípios na Palavra de Deus.

           O livro de Provérbios apresenta vários. E em cada livro da Bíblia eles estão entremeados a mandamentos e promessas (e às vezes embutidos neles). Somente um crente desejoso de andar segundo a Bíblia se dá ao trabalho de encontrá-los e passar a segui-los no dia-a-dia. Quer exemplos? Leia Lucas 9.23; Romanos 12.1,2; 1 João 2.15-17; I Coríntios 6.12; 10.23,31; Filipenses 4.8; I Tessalonicenses 5.22; e Hebreus 12.1. Em que os princípios contidos nas passagens acima se relacionam com a pergunta em apreço? 

           Primeiro, ser cristão implica renúncia ao “eu”, à própria vontade. Quem segue a Cristo deve ou não abandonar efemeridades como tatuagem?
           Segundo, vida cristã implica não amar o mundo nem o que nele há; tampouco conformar-se com a sua filosofia. E “mundo” aqui denota “o modo de viver das pessoas ímpias” ou “o sistema dominado por Satanás”. A tatuagem é própria desse mundo que tem o Diabo como príncipe.
          Terceiro, temos livre-arbítrio, pois todas as coisas nos são lícitas, mas nem todas nos convêm ou edificam. Nesse caso, eu posso, mas não devo fazer tatuagem.
           Quarto; tudo o que fazemos deve glorificar a Deus. Como pretendo fazer isso tatuando o meu corpo? Qual é a fama da tatuagem? Confrontem na com o princípio contido em Filipenses 4.8, de que devemos atentar para o que é de boa fama. Diante dos princípios da Palavra de Deus já mencionados, não há dúvida de que a tatuagem não combina com a vida cristã, ainda que não haja um mandamento expresso condenando-a.
           Quinto; é impossível glorificar a Deus por meio de tatuagens, pois não devemos apenas evitar o pecado. O princípio contido em I Tessalonicenses 5.22 mostra-nos que devemos evitar também a aparência do mal. E existem pecados e embaraços, como vemos em Hebreus 12.1. E estes podem se tornar piores do que pecados expressos mediante mandamentos. Alguém insistirá em dizer que não há mandamento quanto à tatuagem... De fato não há, mas para que servem os princípios?

        Não há mandamentos sobre pecados novos. (É claro que a tatuagem já existe há muito tempo, mas não como é usada nesses tempos pós-modernos.) O Tentador é criativo. Já pensou se a Bíblia tivesse mandamentos expressos para todos os tipos de pecados? A Bíblia seria muito maior. Daí Paulo valer-se, em Gálatas 5.21, da expressão “e coisas semelhantes a estas”. Mas não há dúvida, à luz dos princípios da Palavra de Deus, que o Senhor não se agrada de pecados como fazer tatuagem, “ficar”, comprar CD e DVD “pirata”, fazer download de livro sem a permissão do autor e da editora, prática comum na Internet...

Que Deus o abençoe!


Rua Rodolfo Fraga, nº29 Pitanga Serra ES.
Tel. 3282 6105/9238 3853

Nenhum comentário:

Postar um comentário