FORMANDO DISCÍPULOS NO
MODELO DE JESUS
Texto Base: Mt 28.19,20; Mc 3.14
Introdução
Precisamos partir do modelo apresentado
por Jesus (embora não seja o primeiro modelo apresentado na Bíblia) que é o
mestre dos mestres. Jesus teve um ministério onde ensinou multidões, mas
concentrou a sua mensagem nos seus discípulos, formando a base para a
continuidade do seu ministério a partir do discipulado. Sendo esta a principal
ordem dada aos seus discípulos antes da sua ascensão (Mt 28.18-20; Mc 3.14).
1- O QUE É
UM DISCÍPULO?
a. A palavra
“discípulo” (grego “mathêtês”) aparece por 269 vezes nos Evangelhos e em Atos.
Significa “pessoa treinada, ensinada, aluno, aprendiz”.
b. Um discípulo é
alguém que crê em tudo o que Cristo disse e faz tudo o Cristo manda
c. Um discípulo é
alguém que aprende, vive o que aprende e o comunica a outros.
d. Um discípulo é
alguém que aprende as palavras, os atos e o estilo de vida de seu Mestre com a
finalidade de ensinar a outros.
e. Não basta sermos
seguidores, precisamos ser discípulos!
f. Todo discípulo é
um crente, mas nem todo crente é um discípulo.
1. O crente espera
pães e peixes; o discípulo é um pescador.
2. O crente luta
por crescer; o discípulo luta para reproduzir-se.
3. O crente depende
dos afagos de seu pastor; o discípulo está determinado a servir a Deus.
4. O crente gosta
de elogios; o discípulo do sacrifício vivo.
5. O crente entrega
parte de suas finanças; o discípulo entrega toda a sua vida.
6. O crente cai
facilmente na rotina; o discípulo é um revolucionário.
7. O crente precisa
ser sempre estimulado; o discípulo procura estimular os outros.
8. O crente espera
que alguém lhe diga o que fazer; o discípulo é solícito em assumir
responsabilidades.
9. O crente reclama
e murmura; o discípulo obedece e nega-se a si mesmo.
10.O crente é condicionado pelas circunstâncias; o
discípulo as aproveita para exercer a sua fé.
11.O crente exige que os outros o visitem; o discípulo
visita.
12.O crente busca na palavra promessas para a sua vida;
o discípulo busca vida para receber as promessas da Palavra.
13. O crente pensa em si mesmo; o discípulo pensa nos
outros.
14. O crente pertence a uma instituição; o discípulo é
uma instituição em si mesmo.
15.
O crente vale porque soma; o discípulo vale porque
multiplica.
16.
Os crentes foram transformados pelo mundo; os
discípulos transformaram, transformam e transformarão o mundo.
17.
Os crentes esperam milagres; os discípulos os fazem
acontecer
18.
Os crentes se destacam construindo templos; os
discípulos se fazem para conquistar o mundo.
19.
O crente sonha com a igreja ideal; o discípulo se
entrega para fazer uma igreja real.
20.
A meta do crente é ir para o Céu; a meta do
discípulo é ganhar almas para povoar o Céu.
21.
O crente necessita de festas para estar alegre; o
discípulo vive em festa porque é alegre.
22.
O crente espera um avivamento; O discípulo é parte
dele.
23.
O crente agoniza sem nunca morrer; o discípulo morre
para dar vida a outros.
24.
O crente longe de sua congregação lamenta por não
estar em seu ambiente; o discípulo cria um ambiente para formar uma
congregação.
25.
Ao crente se promete uma almofada; ao discípulo se
entrega uma cruz.
26.
O crente cai nas ciladas do Diabo; o discípulo as
supera e não se deixa confundir.
27.
O crente responde talvez... o discípulo responde
eis-me aqui.
28.
O crente preocupa-se só em pregar o evangelho; o
discípulo prega e faz outros discípulos.
29.
O crente espera recompensa para dar; o discípulo é
recompensado porque dá.
30.
O crente espera que o mundo melhore; o discípulo
sabe que não é deste mundo e espera o encontro com seu Senhor.
2- ENTENDENDO
E ATENDENDO A CHAMADA DE JESUS PARA FAZERMOS DISCÍPULOS (Mc 1.14-20).
a. A estratégia
usada por Jesus e como ele considerava as oportunidades que tinha. A estratégia
inicial de Jesus foi bem específica: "...pregando o Evangelho de
Deus" (vs.14).
b. O conteúdo da
sua mensagem procurava destacar a importância que Deus dá ao homem enviando-lhe
o seu reino: "o tempo esta cumprido, e é chegado o reino de Deus"
(vs.15).
c. Jesus Chama para
o Arrependimento e a Fé (vs. 15). Não
há caminhada cristã sem esse primeiro passo da parte do homem. Não há nem mesmo
cristianismo.
d. Jesus Chama para
uma Vida de Serviço (vs.17). A chamada ao discipulado tem dois lados. O
primeiro é a chamada para seguir a Jesus, ser um discípulo fiel e leal ao
Mestre. O outro lado é para cumprirmos a missão que ele tem designado para cada
um de nós. Jesus chama o homem primeiro para ser seu seguidor, fazer sua
vontade e viver seus valores.
e. Jesus Chama, não
só pela Capacidade, mas também pela Disponibilidade (vs. 18). A resposta à
convocação de Jesus foi imediata. Os homens simples do povo são chamados por
causa desta disponibilidade para o serviço. Disponibilidade não é ociosidade;
é, antes um estado de prontidão, de disposição para o serviço. Os primeiros não
olharam para as redes e ficaram com pena de deixar a sua profissão e seguir a Jesus,
para se tornarem seus discípulos.
3- COMO
JESUS FAZIA DISCÍPULOS? UMA ANÁLISE DO SISTEMA DE DISCIPULADO DE JESUS
a. O método de
Jesus baseava-se muito mais no relacionamento do que na absorção de
conhecimento acadêmico ou intelectual
1. Mc 3.14 – “estar
com Jesus” seria a marca do treinamento desses homens, veja At 4.13
2. Deste momento em
diante ficava claro que o ensino de Jesus seria o da convivência pessoal
b. A proposta de
Jesus era para além da vivencia relacional (Mc 3.8)
c. Jesus fazia-os
descobrir as propostas do Reino de Deus através das parábolas por Ele ensinadas
(Mt 13.1-52)
d. Jesus levava-os
a conhecê-lo numa intimidade jamais demonstrada diante das multidões
1. Sua
transfiguração (Mt 17.1-8)
2. Seu sono durante
uma tempestade (Mc 4.38)
3. Seu estado de
fadiga e fome junto ao poço de Jacó (Jo 4.6-8)
e. Jesus os levava
a uma prática ministerial
1. Eles
confrontaram-se com demônios (Mt 17.14-21)
2. Foram
confrontados com a oração (Mt 26.36-46)
3. A confrontação
para a restauração de Pedro (Jo 21.15-23)
f. Jesus valoriza o
individuo pela alma não pelo bolso. Para Ele não há “peixe grande ou peixe
pequeno”
1. Zaqueu (Lc
19.1-9)
2. A mulher
samaritana (Jo 4.7-29)
3. Nicodemos (Jo
3.1-21)
g. As expectativas
de Jesus quanto ao ministério diferenciavam-no de seus
discípulos (Mc 10.32-45)
1. Jesus esta
caminhando cheio de coragem, mas seus discípulos estão atemorizados (vs. 32)
2. Jesus caminha em
direção à cruz, seus discípulos ambicionam a glória (vs. 33-38
3. Para Jesus o
caminho da glória passa pela cruz, s discípulos queriam a glória sem a cruz.
4. Jesus exerce sua
autoridade para servir, os discípulos ambicionam poder para dominar (vs. 37-41)
5. Houve uma crise
entre eles por causa de poder (vs. 41)
6. Uma vez mais se
discutiu sobre quem era o maior (Mc 9.33-35)
4- ANÁLISE
DE ALGUNS EPISÓDIOS SOBRE O MODELO DE DISCIPULADO DE JESUS
1. Lições da pesca
maravilhosa (Lc 5.1-11). Neste acontecimento da grande captura de
peixes, Jesus demonstrou os métodos para os ganhadores de almas.
a. Um pescador de
homens deve ir onde as pessoas estão (vs. 4a).
b. Um pescador de
homens deve usar o equipamento correto (vs. 4b).
c. Um pescador de
homens deve obedecer a Cristo e a sua Palavra (vs.5b).
d. Um pescador de
homens deve reconhecer suas próprias inadequações (vs.8).
e. Um pescador de
homens deve dar o seu testemunho em primeiro lugar (vs.11).
2. A Parábola da
Ovelha Perdida e Suas Lições (Lc 15.4-7). O tratamento do pastor da
parábola é o que temos por referencial:
a. Ele valoriza a
ovelha perdida. O pastor poderia ter se contentado com as noventa e nove que
estavam seguras e desistido da ovelha peralta que rebeldemente desgarrou-se.
Mas o pastor não desistiu de buscar a ovelha, ainda que fosse uma ovelha
rebelde.
b. Ele procura pela
ovelha perdida. O pastor saiu em busca da ovelha perdida.
c. Ele desce aos
mais profundos abismos para buscar a ovelha perdida. O pastor correu riscos
para encontrar a ovelha perdida.
d. Ele toma nos
braços e leva para o aprisco a ovelha perdida. Ele não sente nojo da ovelha que
caiu no abismo, mas desce os despenhadeiros mais perigosos para arrancar das
entranhas da morte a ovelha que se perdeu e encontra-a, toma-a amorosamente nos
braços e a leva para o aprisco.
e. Ele corre riscos
pela ovelha, se identifica com ela. Ao coloca-la sobre os ombros, toda a
sujeira e sangue que estão na ovelha, vem para as vestes do pastor, mas ele não
está preocupado com sua reputação.
f. Ele celebra com
alegria a volta da ovelha desgarrada. A Bíblia diz que há festa no céu por um
pecador que se arrepende. Os anjos exultam de alegria ao verem uma ovelha sendo
resgatada das garras da morte.